sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cabelos Elásticos: Tudo Sobre

Olá meninas! Na Sexta Surpresa de hoje, eu vou falar um pouquinho sobre Cabelos Elásticos. Então, vamos começar?



  • O que são cabelos elásticos?

O cabelo elástico é aquele que parece chiclete, o fio fica molinho e quando puxamos ele estica e arrebenta com grande facilidade. O cabelo fica com esse efeito quando sua fibra perde a elasticidade e a umidade natural, ficando com um aspecto emborrachado. Quando seco, o fio se torna tão fino que próximo ao couro cabeludo ele pode esfarelar, deixando-o tão quebradiço.

  • O que causa fios elásticos?

Especialistas afirmam que a principal causa dos fios elásticos é o excesso de química em seu cabelo. Segundo eles, o cabelo não aguenta tanta química, como por exemplo alisamentos com intervalos muito reduzidos, coloração semanal e o mais agravante de todos, a descoloração, além do uso diário de chapinha, secador ou babyliss por algumas mulheres. Todos esses processos destroem as microfibras do fio, tornando-o elástico e quebradiço.

  • Quais os perigos causados pelos cabelos "emborrachados"?

Se não forem tratados, os fios quebram com muita facilidade, e em locais próximos ao couro cabeludo podem esfarelar, deixando a ideia de que a pessoa com fios elásticos é calva.

  • Fios elásticos tem tratamento? Como tratar?

A primeira coisa a se fazer é parar de usar a chapinha e o secador, além de suspender alisamentos, descolorações e tinturas. Depois, a "vítima" deve procurar um cabeleireiro, para que este possa lhe indicar os produtos adequados para seu tipo de cabelo.
Basicamente, as pessoas com esse problema devem investir em mascaras de queratina e/ou cerâmica potentes, já que esse efeito é causado também pela perda de queratina; óleos essências de argan, monoi ou melaleuca, que refazem a camada de proteção; capilisil, um tipo de açúcar que preenche os espaços escamados dos fios, fazendo com que o cabelo ganhe uma nova película; ureia, hidratante que ajuda reter água nos cabelos; silicone, que cria uma "capa" que protege de novas agressões e não deixa a umidade dos fios ir embora. Porém, nos não encontramos todos esses componentes em um único produto, por isso a dica é misturar gotas de silicone ou óleos em máscaras de tratamento, esse procedimento de recuperação do cabelo elástico e quebradiço pode ser feito em casa mesmo, após lavar os cabelos com xampu e condicionador que não contenham sal, aplique o creme de tratamento já misturado a alguns dos produtos e deixe agir alguns minutos, pode-se usar uma touca térmica para potencializar a ação do produto, depois lave em água fria. É importante nunca usar xampu antirresíduo em cabelo elástico e quebradiço, deixar o cabelo secar naturalmente e tomar muito cuidado ao penteá-lo, usando de preferência um pente de madeira. Depois que o cabelo estiver mais resistente é possível fazer uma cauterização ( hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos.)


Resumindo, a dica principal para evitar esse problema é evitar a aplicação excessiva de química nos cabelos!

Espero que tenham gostado.
Beijos e até o próximo post!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...